09/11/11

Ohio, EUA - uma vitória para os direitos sindicais

Background - O parlamento (com o apoio do governador) do Estado norte-americano do Ohio haviam, no principio do ano, aprovando uma lei retirando aos sindicatos da "função pública" os direitos de negociação colectiva e à greve.

Face a isso, foi organizada uma petição popular obrigando a lei a ser referendada.

O referendo foi ontem, e o resultado não deixa dúvidas - 60 e tal % dos eleitores rejeitaram a lei.

Um ponto adicional - se nalgumas coisas os EUA são menos democráticos que a Europa (nomeadamente no seu sistema eleitoral), na capacidade de os cidadãos convocarem referendos com poder vinculativo parecem-me (ou, pelo menos, alguns Estados) muito mais democráticos.

3 comentários:

Anónimo disse...

durante o breve período que lá passei, cerca de um ano na zona da baía de são Francisco, sou capaz de ter assistido a cerca de 10 "referendos" a propostas de lei "locais" ou "estaduais". tudo sem grandes campanhas, mas com tentativas sérias de ambos os lados para manter a população informada do que estava em jogo. sem grandes gastos, portanto, tirando o ocasional anúncio televisivo pago, género tempo de antena mas versão holywood.
desse ponto de vista, sem dúvida que os mecanismos democráticos estão melhor implantados lá que cá. mas sinceramente também não possuo dados ao nível da abstenção nesses actos e, na minha opinião, esse é um dos melhores indicadores da saúde de uma democracia...

Miguel Madeira disse...

Pelos vistos, a abstenção no referendo do Ohio foi de 54% (confesso que assim já não soa tão bem).

Anónimo disse...

Exprimentar