26/11/11

Infiltrado

É certo que há infiltrados nos movimentos. Infiltrados da polícia e infiltrados de movimentos fascistas. Sobretudo os primeiros, é certo que há. Mas sobre isso vale a pena estar atento, ter cuidados, etc., mas não entrar em pânico e histeria. Porque a consequência é gerar uma cultura de desconfiança em relação a tudo e todos que não tem fim. O equilíbrio entre cautela e descontração foi algo que vários movimentos em condições de clandestinidade souberam cultivar. No actual contexto, não pode ser mais difícil.

4 comentários:

David da Bernarda disse...

O problema não está na existência, óbvia, de infiltração policial em todos os movimentos sociais. Cabe aos militantes se precaverem e evitarem entrar no seu jogo isolando os infiltrados. A questão mais relevante é de como os Sindicatos, em particular a CGTP, bem como o PCP, lidam com a radicalização dos movimentos sociais e os episódios de violência ou confronto, fazendo tantas vezes o papel de polícias do sistema, basta recordar a manifestação contra a NATO. Não é por acaso que Governo e empresários elogiam sistematicamente a «responsabilidade» dos dirigentes sindicais!
Não podia deixar de ser assim pois esses partidos e sindicalistas da esquerda há muito se tornaram peças fundamentais para a administração do sistema capitalista. A velha esquerda abertamente anti-capitalista morreu. Falta saber, no entanto, se vai haver uma «ressurreição» dos movimentos sociais anticapitalistas abertamente contra o Sistema. E esses sim é que vão ter de se precaver contra os provocadores, não recuando no confronto social, sabendo que quando a maré começa a encher o lixo é jogado para a praia.

Anónimo disse...

Pedro Coelho (pedro.coelho@hmamail.com)

Partilhamos alguns dados:
- Relatório FMI - Portugal Setembro 2011
- Calendário da visita FMI
- Propostas de aumento do preços dos transportes em 2012
http://ge.tt/9sp70QA?c

Anónimo disse...

pedro.coelho@hmamail.com

Partilhamos alguns dados:
- Relatório FMI - Portugal Setembro 2011
- Calendário da visita FMI
- Propostas de aumento do preços dos transportes em 2012
http://ge.tt/9sp70QA?c

Anónimo disse...

É difícil mas é possível encontrar esse equilíbrio.

IC