31/10/10

Pedofilia com sacristia e água benta

Na manifestação realizada hoje em Roma contra a pedofilia que emporcalha a Igreja Católica, as mensagens foram claras e certeiras: “Tirem as mãos de cima das crianças”, “Uma Igreja sem abusos” e “O Papa protege os pedófilos”. Ler notícia aqui.

(publicado também aqui)

2 comentários:

Rita Martins disse...

A pedofilia no seio da Igreja Católica é dos fenómenos mais doentios dos últimos tempos. É certo que a instituicao nao terá os meios de controlo do flagelo já que será impossível tracar um perfil cabal de todos os seus funcionários (mesmo que se tentasse). No entanto, se eu fosse "fiel", aguardaria no mínimo uma reaccao pronta e implacável ao mínimo sinal recebido de que algo de anormal se passa. Nao, nao foi isso que aconteceu. A Igreja Católica, como qualquer outra instituicao que depende de outrém para sobreviver, reagiu como qualquer organizacao que pretende subsistir. Ouviu, engoliu e calou. Só essa já seria razao suficiente para eu buscar uma nova orientacao religiosa.

Ass: Uma ateísta

Anónimo disse...

Convivi durante alguns anos com os meios eclesiásticos o que era inevitável para quem viveu em Braga, mas nunca me aprecebi de abusos.Uma vez ou outra havia um sacerdote mais jovem que fugia com uma corista e ainda bem, digo eu.
Os casos de pedofilia agora revelados responsabilizam a instituição porque não só atentam contra a dignidade humana, mas contra a moral cristã.E o mais grave é que a Igreja não só "ouviu,engoliu e calou", mas encobriu.Porque nenhuma instituição tem tão poderosos meios de saber o que se passa, que a própria igreja, designadamente através da confissão dos seus crentes.