29/10/10

As coisas que é preciso inventar para fazer de conta que o PS é de esquerda

A direita mais acéfala está feliz: pode por fim atribuir culpas pelo estado das nossas coisas ao PCP e ao Bloco. Exulta Henrique Raposo com as palavras de André Freire:«… a direita (psd e csd) é capaz de cooperar; a esquerda (ps, be, pcp) não, nunca foi (…) o sistema eleitoral permite que os partidos pequenos cultivem nichos sem se preocuparem com a cooperação.»
Fantástico. Em vez de aceitar que é mesmo o voto popular que permite a continuada existência desses antipáticos não-colaboracionistas, coloca-se a culpa na lei que lhes dá representação parlamentar. Os tais nichos são assim fruto de uma aberração legislativa, não de valor próprio nem da vontade de uns largos milhares de eleitores.
Claro que seria tudo mais simples e limpo sem malta que não colabora a complicar tudo. E a tentativa de arrumar o PS na prateleira à esquerda é apenas cómica: eles colaboram sim, mas com os seus: o PSD e o PP.

3 comentários:

josé manuel faria disse...

E este sistema eleitoral larga centenas de milhares de votos no lixo. Todos os votos de pequenos partidos mais de 100 000 a somar a outros tantos que não se traduzem em mandatos!

Quer dizer, antes pelo contrário: Os "nichos" poderiam ser maiores!

Em defesa de um único círculo eleitoral com diminuição de deputados.

Luis Rainha disse...

A New Scientist teve há tempos um interessante artigo sobre os diferentes sistemas; concluindo que todos apresentam falhas e vulnerabilidades.

http://www.newscientist.com/article/mg20627581.400-electoral-dysfunction-why-democracy-is-always-unfair.html

Justiniano disse...

Rainha, não sei é porque é que, tão levemente, arremessas o Henrique Raposo prá direita!! Não estou sequer certo que o tal Raposo exista, muito menos que no confronto com o real se apresente pela direita!! Essa mania de entulhar a trampa por baldios deve obedecer a algum critério!!