04/10/10

Heloísa Helena


Heloísa Helena foi candidata a presidente do Brasil em 2006, apoiada numa frente de partidos de Esquerda (PSOL, PSTU, PCB). Obteve então quase 7% dos votos. Heloísa Helena foi senadora pelo estado de Alagoas entre 1999 e 2007 (os mandatos são de 8 anos). Eleita com o apoio do PT, foi expulsa do partido em 2003, por ter votado contra várias propostas do governo de Lula da Silva. Ajudou então a fundar o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), do qual é presidente. Preferiu re-candidatar-se ao senado, em vez de concorrer de novo à presidência, em parte porque apoiou a candidatura de Marina Silva. Depois de negociações com o Partido Verde, pelo qual se candidatava Marina Silva, o PSOL decidiu apresentar Plínio de Arruda Sampaio, quarto mais votado nas eleições de ontem, com 0.9% dos votos. Infelizmente, Heloísa Helena não conseguiu voltar ao senado brasileiro, apesar do PSOL ter conseguido eleger senadores pelo Amapá e Pará.

O PSOL foi o desenvolvimento mais interessante da esquerda brasileira nos últimos 5 anos. Conseguiu vitórias importantes, apesar de alguns revezes, nas eleições (que não foram apenas presidenciais) de ontem. Mas, claramente, não conseguiu potenciar os votos que Heloísa Helena obteve em 2005. Provavelmente, muitos destes foram ontem para Marina Silva. Esta não se apresentou como candidata de Esquerda, apesar da sua militância política ter sido sempre à Esquerda, e do Partido Verde (um pequeno partido), pelo qual concorre, se assumir como estando à Esquerda. Preferiu enfatizar a aposta num novo modelo de desenvolvimento, distinto do produtivismo que desde sempre domina o discurso político no Brasil.

Marina Silva não é perfeita, e terá opiniões distintas das que habitualmente se identificam com a Esquerda. Mas conseguiu mobilizar 20 milhões de brasileiros em torno dum projecto que rompe, de modo mais profundo do que possa parecer à primeira vista, com o paradigma sócio-económico vigente no Brasil. Teria conseguido mobilizar essas pessoas se se tivesse apresentado como candidata do PSOL?

0 comentários: