19/08/10

Magalas, polícias, funcionários públicos e presos: tudo a limpar pinhais!

Paulo Morais é o maior. Para cada problema bicudo, tem uma solução ainda mais aguda. Em duas penadas de lugares-comuns e demagogia, ele resolve os problemas da Educação, arranja o nosso sistema político... tudo sem nunca produzir uma só ideia original ou interessante (ou sequer que implique contas bem feitas, como é o caso hoje).
Agora, o visionário vem explicar-nos como é simples erradicar os incêndios florestais. Comecemos então por arregimentar meio mundo para limpar matas, assim à boa maneira albanesa, com a malta a caminhar de braço dado para o pinhal, enquanto entoa canções revolucionárias: usemos as «Forças Armadas e de segurança, bem como alguns dos milhares de funcionários do inútil Ministério da Agricultura. Deveria recorrer-se ainda à mão-de-obra de presidiários». Só falta ressuscitar a sempre útil instituição da escravatura e mencionar os madraços dos rendimentos mínimos e, quiçá, os ciganos.
Entre a D.ª Alzira do IFADAP, o sargento pára-quedista Silva e uma turba de meliantes a correr por entre as árvores com meia esquadra das Mercês no seu encalço, só falta mesmo neste quadro o bravo Paulo Morais, de enxada em punho e olho de águia sempre assestado no horizonte em busca de penachos de fumo ou de mais problemas da Humanidade prontos a serem solucionados pela sua mente sem par.

0 comentários: