25/08/10

Um post do Tiago Mota Saraiva que vale a pena discutir

O Tiago Mota Saraiva acaba de publicar um post no 5dias que creio valer a pena discutir. Segue-se uma primeira tentativa de abrir o debate.

Como é de supor que o Tiago imagine, não apoio o seu candidato - de resto, também não apoio qualquer dos outros. No entanto, há neste post uma ideia importante e com a qual concordo em larga medida. O meu acordo seria ainda mais completo, se o Tiago em vez de escrever "partidos", escrevesse "programas" ou "plataformas políticas". Seja como for, subscrevo por inteiro a ideia de que se faz "um péssimo serviço à democracia" quando "se vota na imagem que se cria de alguém (quem encabeça) e não no projecto político que preconiza", ou quando, assim, "se valoriza (…) o papel das agências de imagem em detrimento da discussão e confronto político".

4 comentários:

Niet disse...

MS Pereira e todos em geral: Nada melhor do que acrescentar - citando paralelamente Sartre e Castoriadis - de que o PC " tem medo " da revolução e o seu imaginário e fundamentos teóricos estão presos ao "sistema", dominante e despótico,que o seduz," castiga" e ilude.Niet

nunocastro disse...

o niet disse melhor do que eu...como é seu timbre.

mas a análise do TMS peca por uma ingenuidade pré-adorniana. aliás como tantos comunistas e marxistas actuais que parecem viver num outro tempo, um tempo em que os parlamentos eram umas casas no meio das cidades e onde as pessoas passavam à frente vergando a cerviz com abnegada reverência. passou-lhes ao lado aquilo que alguém chamou de "mediatização das formas simbólicas" - seja pó futebol seja pá política.

pedro oliveira disse...

«Seja como for, subscrevo por inteiro a ideia de que se faz "um péssimo serviço à democracia" quando "se vota na imagem que se cria de alguém (quem encabeça) e não no projecto político que preconiza".

Caro MSP,

Não é suposto, o presidente da república possuir um projecto político, bem, Eanes teve um o PSR... actual PNR que não resultou lá muito bem.
Diria que para presidente da república, conta, essencialmente, a imagem, o percurso.
Fernando Nobre é monárquico, candidata-se a presidente da república, comfesso que isso me confunde.
Sintetizando, para as presidenciais, que são eleições fulanizadas, interessam as pessoas (quem encabeça) para as legislativas ou para as autárquicas, estamos de acordo, interessam os projectos, os programas políticos.

pedro oliveira disse...

onde se lê:
«Eanes teve um o PSR... actual PNR que não resultou lá muito bem.»
leia-se:
«Eanes teve um, o PRD [Partido Renovador Democrático]... actual PNR que não resultou lá muito bem.»

comfesso... confesso, obviamente.