31/08/10

Legionários copiados

Uma farda militar, se bem ataviada e melhor ainda se bem decorada com galões, condecorações e continências, é coisa bonita de se ver e assenta bem a quem a veste se o utilizador estiver em uso de legítimo direito castrense.

Feias são as fardas militares postas numa dúzia de magalas (incluindo alguns generais) trauliteiros e ressabiados porque perderam três guerras coloniais três e que, imitando os legionários barrigudos de 1965 que então assaltaram a Sociedade Portuguesa de Escritores por causa de um prémio literário, ameaçam agora “dar porrada” num escritor desafecto à “limpeza patriótica” em marcha sobre a versão das guerras que estes magalas perderam.

(publicado também aqui)

1 comentários:

Miguel Serras Pereira disse...

Caro camada João,
belo post de rentrée.
Já havia por aqui muitas saudades tuas. Até alguns leitores fiéis, como o Vítor Dias, apareceram aqui nas caixas a assinalar a tua ausência - e a nossa deriva sem ti. Imagina só.
Quanto ao ALA não ter sido "poupado à patada da besta", como diria a Sophia, os animais de turno têm precedentes notáveis na história da infâmia militar europeia. Sobre civis, é mais fácil. Tanto na guerra como na "manutenção da ordem na retaguarda".

Abraço grande e boa continuação de regresso a bordo

miguel sp