19/08/10

Os Métodos de um Cobarde (edição corrigida e aumentada a 20.08.2010)

Quem queira um exemplo do que são, leia este post - com a caixa de comentários fechada: à boa maneira fascista.


Nota acrescentada a 20.08, pelas 8 h e 48: Ao que me informam, e segundo comprovei, a caixa de comentários do post acima citado está, afinal aberta. Peço desculpa pelo lapso e só não retiro o meu post para não dar a impressão de estar a esconder que errei, bem como para não ter de apagar os comentários entretanto sobrevindos.  Quanto ao resto, mantenho e reitero o que escrevi. A caixa de comentários está aberta, mas a "boa maneira fascista" não é menos evidente por isso, para quem esteja minimamente familiarizado com o estilo fascista dos "anos de combate" do fenómeno e dos seus panfletários.

Cf. alguns instrumentos de análise em: João Bernardo, Labirintos do Fascismo. Na Encruzilhada da Ordem e da Revolta, Porto, Afrontamento, 2003; Jean-Pierre Faye,  Langages totalitaires, Paris, Hermann, 2004; Daniel Guérin,  La Peste brune, Paris, Spartacus, 1997 (reed.), George Orwell,
Por Que Escrevo e Outros Ensaios,  introdução, tradução e notas de Desidério Murcho, Lisboa, Antígona, 2008, e George Steiner, Language and Silence: Essays on Language, Literature, and the Inhuman (1967), Yale University Press, 1998.

8 comentários:

Carlos Vidal disse...

Fechada??

Anónimo disse...

Caixa de comentários fechada!? Qual é o sentido disto? O Miguel deve estar novamente a parvar.

Alexandre disse...

Aparentemente a caixa de comentários está aberta, sendo dois dos comentários anteriores a esta sua posta. Erro de observação?

Luis Rainha disse...

Engano compreensível. Ainda há pouco o nosso amado filósofo de badana tinha recorrido a esse corajoso dispositivo: http://5dias.net/2010/08/01/nao-da-agora-nao-da-vai-te-queixar-a-prima/

Luis Rainha disse...

E poderá estar aberto a comentários, mas não a todos. A minha resposta ficou pelo caminho.

João André disse...

Luís, as minhas idem. Engraçado que um tipo que se insurge contra anónimos não deixe comentar nem forneça o seu endereço de e-mail. Quase dá vontade de colocar o da universidade...

Miguel Serras Pereira disse...

Luis,
um erro é um erro, e eu assumo os que faço. Mas é verdade que o CV não só cortou ultimamente vários comentários meus (durante anterior baile que lhe deste), como me avisou, nas suas respostas aos comentários cortados, que assim continuaria a fazer.

Já que estou com a mão na massa: o Renato Teixeira - que não é fascista, embora tivesse idade para não se comprometer, devido a tacticismos adolescentes, com os seus próprios coveiros potenciais - também, já nesta última vaga, resolveu, não só sair em defesa do fascista Vidal, como recorrer de novo ao método dos comentários fechados num post contra o Vias de Facto. Até agora, tem usado esse método essencialmente contra a minha pessoa, mas, pelos vistos, está disposto a generalizar o uso da arma.

Finalmente, mas com maior gravidade, se não é de admirar que o CV não proteste contra a lapidação, é absolutamente escandaloso que também o Renato não o faça - sobretudo tendo em conta que um e outro "polemizam" com o Vias em torno de posts que têm directamente a ver com o assunto. Há silêncios que exprimem mais do que mil imagens e mil palavras.

Abraço para ti

miguel sp

Anónimo disse...

The falsity of the investigations is that no one investigates the case of collective redundancies of 112 families casino estoril a company with millions of profits and the government does nothing WHO GETS TO DISGRACE OF 112 FAMILIES.