04/03/11

Fazendo jus ao meu glorioso passado de crítica de modas & bordados venho aqui declarar que gosto do John Galliano e acho isto tudo uma histeria*

O homem que disse: Smplicity is a such a bore! Sometimes the real fun is in bad taste acabou por pagar caro a coerência.
O escândalo em que se envolveu recentemente e que levou ao seu despedimento da Dior e, porventura, ao ostracismo do fashion world, foi um momento de inegável mau gosto e prova que a maioria da malta não sabe apanhar bebedeiras.
Dito isto, gostaria de dizer mais algumas coisas.

A primeira de todas é esta: actualmente, não há nada mais fácil do que sair em defesa dos judeus. O que eu gostaria de saber era se os mesmos que com tanta facilidade e veemência vêm hoje a público indignar-se com uma troca de insultos o fariam ontem, quando os judeus estavam realmente na merda e os insultos se traduziam em viagens de comboio só com bilhete de ida.

Em segundo lugar, o uso dos telemóveis como arma de registo. Confesso que começo a ficar um pouco apreensiva com isto de uma pessoa ir na rua, dar um peido e alguém gravar o descuido.

Em terceiro lugar, e voltando ao teatral Galliano (está tudo aí, na palavra teatral), muito me surpreende que até agora tenham aplaudido de pé a sua evidente “loucura”, para virem depois exigir-lhe que se porte como um manga-de-alpaca.

* e isto parecendo que não, é político e não é pouco

22 comentários:

Anónimo disse...

acrescento que me parece que não temos toda a história.. ou seja, e não pretendendo desculpar os insultos racistas de JG, a altercação que vemos filmada parece já ir a meio. Daí que não tenha a certeza se aqueles insultos foram espontâneos ou o resultado de uma conversa que já se tinha tornado insultuosa anteriormente. no video, ainda se percebe que JG responde à pergunta: "és um loiro verdadeiro?"
e isso, como se sabe, pode ser muito insultuoso para quem liga a estas coisas da aparência...

iuri disse...

Ainda ando a tentar perceber a razão porque foste convidada e escreves neste blog... Há tantos desses "côr-de-rosa" e cheios de emanecipadas-gajas-sex-and-the-city por aí...

Anónimo disse...

Modas & Bordados, aparência e essência, fazem parte de passados gloriosos.
S. João de Brito é de esquerda e é um presente incontornável e a quadratura do círculo também. Acho que anda tudo ligado.
Raínha, ACL, MSP e Niet fazem parte da mesma "esquerda".
Augusto

Anónimo disse...

Falam de puns e são de esquerda. A malta de direita não se peida e não caga o que dá para reivindicar.
Antes betinho que freak.
Tavares

Anónimo disse...

tanta inveja, iuri... olha que ainda te faz mal. porque não arranjas uma dessas gajas pra-frentex para te acalmar?

Luís disse...

De acordo.há qualquer coisa de obsceno no despedimento por matéria de opinião privada

freak disse...

Antes freak que betinho... penso, digo e... sou eu. Freak até às entranhas! Quem toma atitudes como os "Dior's" (cambada de betinhos e alinhadinhos!) não é boa gente. O Galiano falou demais e foi corrido. O Sócrates foi à Líbia falar, abraçar e dar beijinhos ao Kadafi e ninguém se importou muito com isso! Ora vejam lá as diferenças!!!

maria disse...

eu acho é que que deviamos despedir a Dior e similares. faz alguma falta a Dior ao bom andamento do mundo ? não faz, pois não ? só estraga. geração`´a rasca versus sociedade do entretinemento e da imagem ? estão bem uns para os outros. santa paciência , canseira o zaping de anúncios " comunica ,dá música aos amigos , mete toques e mais não sei quê que servirá não sei para quê , mas alguém há-de saber para o que serve , e compra , que se não não havia anúncios pagos a peso de ouro , não é ? uns tótós quaisquer , suponho , à rasca por não terem dinheiro para "comunicar e partilhar todos os momentos do seu dia".
o que os pseudopedagogos , pseudopsicologos e pseudoblablabla bom selvagem fizeram vai levar décadas a arranjar.
quanto ao galiano ? eu tb não gosto de judeus em grupo. posso?

Anónimo disse...

Realmente, que post ridículo.

Também não percebo o que esta autora faz neste blog. Até à data, só debitou parvoíces.

Luis Rainha disse...

Eu não percebo mesmo é o que é que você aqui faz. A entrada (e a saída) é livre; o comentário já nem por isso.

Ana Cristina Leonardo disse...

eu tb não gosto de judeus em grupo. posso?

Pode, com certeza, Maria. Mas diga-me uma coisa: como confirma que são judeus? Faz como na anedota dos putos: pilinhas para fora?

Miguel Serras Pereira disse...

Anónimo das 0 h 51

Perguntar o que é que a nossa gloriosa camarada ACL faz neste blogue é de quem tem pouco que fazer, mas, apesar disso, se recusa a pensar.
Como diria o João dos Santos: "Se não sabe, porque é que pergunta?"
E, last but not least, apesar da crise, creio que as voltas ao bilhar grande continuam a ser gratuitas, ou não?

Atentamente

msp

Anónimo disse...

Já agora e falando de coisas sérias que não estarão ao alcance do Raínha, nem do Serras Pereira. O Galliano é defensável? Esqueçamos o caso Dior, que é indefensável. É defensável?
Ainda que se trate de modas & bordados o Gallianno é defensável?
Isto anda tudo ligado e não tenho que citar com tanta autoridade, como a a companheira da Ana Markl e do Dr. Bakali, no Actual
Brito

Iuri Albarran disse...

Luis Rainha, Miguel Pereira,

não deixa de ser engraçado ver a forma como defendem, com unhas e dentes, a honra da donzela do burgo - que, diga-se, nem sequer se importou ao ponto de responder a estes posts..

De qualquer forma, mais do que ameaças de não publicar os comentários ou voltas ao bilhar grande, gostaria de vos ver defender Galliano e a sua atitude.

iuri

Miguel Serras Pereira disse...

Iuri,
se a sua vontade é ver alguém defender o G. mais a sua atitude, tem bom remédio: faça-o você. Se precisa de público para ter prazer completo, compre um espelho ou use o que já tem.
Boa noite.

msp

Iuri Albarran disse...

E resolve-se o assunto com um pontapé de retórica. Muito bem. O espelho cá está, mas para uso privado.Quando for para discutir e debater assuntos (ignorância a minha pensar que se fazia tal coisa neste blog..), convido-o e partilhamos o espelho os dois

Miguel Serras Pereira disse...

Sim, Iuri, o debate faz falta - mas não me parece que seja lançando provocações que o faremos bem feito. Quer discutir? Vamos a isso. Mas, então, que mosca lhe mordeu para começar por impedir o debate com uma provocação gratuita? Acha que o LR e eu somos anti-semitas?, Realmente? Ou só achou graça à ideia de o insinuar? Quem tem a iniciativa de distribuir pontapés retóricos não se pode queixar das respostas à letra que se sigam.
Mas vamos lá ao debate sério. Por mim, encantado. Dizia você…?

Saudações republicanas

msp

Ana Cristina Leonardo disse...

Iuri, embora não se me tenha dirigido no seu comentário, suponho que não seja contra os seus princípios falar com mulheres (donzelas, ou não). Assim sendo, permita-me lembrar-lhe que o post não foi escrito para defender a "atitude" de Galliano (seria talvez mais correcto em vez de atitude chamar-lhe simplesmente bebedeira).
O post era sobre a hipocrisia das reacções e sobretudo sobre aquilo que aqui sublinhou o Luís: "há qualquer coisa de obsceno no despedimento por matéria de opinião privada".

Iuri Albarran disse...

MSP,

dizia eu:

a ACL escreveu um post que me pareceu pateta. Respondi(-lhe) de uma forma provocatória, igualmente pateta...

Em momento algum (e só com muita má-vontade seria possível ler isso no que escrevi), insinuei anti-semitismo de quem quer que fosse.
O que me impressionou (à falta de melhor palavra) foi a forma "corporativa" como acorreram, MSP e LR, em defesa duma companheira de escrita.

Sobre o post da ACL propriamente dito, continuo a lê-lo da seguinte maneira: "este tipo é um génio da moda e aos génios devem perdoar-se opiniões parvas, indefensáveis, especialmente se bêbados..." mas, mais e melhor do que a minha síntese do original, é ir lê-lo de novo, esquecer que é uma "gloriosa camarada" que o escreve e tirar daí o que houver a tirar. A mim (talvez seja eu que não sei ler ou talvez tenha sido a ACL a expressar-se mal - não desdenho a primeira hipótese mas inclino-me bastante mais para a segunda), continua a parecer-me um texto pateta e excusado.

ACL,
o meu primeiro comentário foi-lhe dirigido. Tenho todo o gosto em falar com mulheres, donzelas ou não.

Se o post era sobre a hipocrisia das reacções e sobre a obscenidade do despedimento por opinião privada, não é isso que se lê. Não foi isso que eu li.

Saudações,

iuri

Ana Cristina Leonardo disse...

Pois Iuri, lamnto que mais uma vez não estejamos em acordo: eu cá gostei bastante da forma como o Miguel e o Luís saíram em minha defesa, para usar uma expressão sua
Quanto aos meus posts patetas, tem bom remédio: passe por cima

Miguel Serras Pereira disse...

OK, Iuri. Suponho que mantemos leituras diferentes, mas assim já é falar. Teremos muita ocasião de o fazer.
Saudações cordiais

msp

Ana Cristina Leonardo disse...

Aviso à navegação dos anónimos II

Não serão publicados nem obterão qualquer resposta os comentários que:
1. Nada tenham a ver com o post em causa;
2. Apenas façam publicidade a sites, blogues, produtos ou instituições;
3. Sejam abertamente insultuosos ou de natureza difamatória, sobretudo se encobertos pelo anonimato ou equivalente;
4. Substituam a argumentação e a apresentação de razões por uma ou outra forma de ruído arbitrária tendo por efeito sabotar as discussões em curso.