19/03/10

A droga "miau-miau" e as "mãos atadas" da polícia

O Diário de Noticias titula "Policia de mãos atadas para agir contra droga «miau-miau»", e subtitula "Mefedrona não é uma substância ilegal. Só o Infarmed poderá agir nestes casos".

Será que não ocorre a ninguém que é, exactamente, suposto a policia estar de mãos atadas para agir contra substâncias perfeitamente legais? Afinal, a função da polícia é combater a criminalidade, não a legalidade, não é?

Mas ficamos à mesma a saber que "as autoridades portuguesas [estão] atentas" - a que propósito as autoridades estão a perder o seu tempo a prestar atenção a substâncias LEGAIS??? A única explicação que vejo seria para impedir eventuais fugas ao fisco na aquisição de mefedrona, mas pelo tom da notícia não me parece que a ideia seja essa.

Na Grã-Bretanha "dois adolescentes morreram depois de consumir a droga misturada com álcool"; também poderíamos dizer que "dois adolescentes morreram depois de consumir álcool misturado com a droga"... afinal, temos o produto A e o produto B; o produto A é um produto bastante usado há milénios, cujos efeitos nocivos são bem conhecidos, tendo já várias mortes no currículo; o produto B é um produto recente, que tudo indica tenha efeitos nocivos; morreram dois jovens ao consumir uma mistura de produto A e produto B; questão: qual é a grande diferença entre o produto A e o produto B?

[dois artigos ingleses sobre o assunto: Mephedrone and the Frankenstein syndrome, por Chris Dillow, e Mephedrone - what a fucking disgrace, por "septicisle"]

0 comentários: