18/03/10

Voando sobre um ninho de cucos



Uma das maravilhas que levaremos deste mundo, quando deixarmos de cá andar, é certamente a capacidade de nos surpreendermos. Quando tudo parece conhecido e mais ou menos previsível, eis que uma notícia nos sobressalta. Foi o que me aconteceu hoje ao ler este estranho título do DN: «Renovadores comunistas seguro de vida da 'lei da rolha'».

Saudoso do PREC, o PPD/PSD esqueceu lutas passadas e futuras e rendeu-se à asa protectora do centralismo democrático, na pessoa de alguns juristas que vieram recordar que, em 2003, o Tribunal Constitucional deu razão ao PCP, contra um recurso interposto por Edgar Correia, Carlos Figueira e Carlos Brito, suspensos ou expulsos pelo Comité Central daquele partido. Pediam estes que o dito centralismo democrático fosse eliminado dos estatutos do PCP, consideraram os juízes que não tinham razão.

Não será por criticar o marxismo-leninismo que algum militante laranja será eliminado das listas de sócios (digo eu, mas já sem certezas definitivas…), mas Santana Lopes and friends poderão continuar a sua cruzada. Good luck, camaradas!

3 comentários:

Anónimo disse...

Caríssima: Li recentemente o Alvorada de Abril.O Otelo foi, e é, um génio. Temos que falar sempre dele! Foi um verdadeiro gigante, o grande libertador de quase 50 anos de Ditadura!Inesquecível e merece a Torre e Espada!Ficará para sempre na história revolucionária do Mundo! E o PCP tentou tudo para o lixar...Niet

Joana Lopes disse...

Não serei eu a crucificar Otelo, Niet, bem longe disso!
Mas não foi o único «herói» e acabou por ser pessimamente enquadrado - para mal nosso, sem dúvida.

Anónimo disse...

Joana Lopes: Otelo Sariva de Carvalho- Génio no sentido de vontade, de poder de improvisação e de nonchalance. Só a grande e extravagante conceptualidade nietzschiana o consegue definir e apanhar em photomaton. Ele ensaia uma Verdade incandescente,uma poderosa S.C. Iconoclastia e,Otelo desconstruiu e estilhaçou também o que, como complexo social e histórico,Nietzsche contestava: " Uma moral de escravos é essencialmente uma moral de utilidades...".Niet