15/04/10

Carlos Carvalhas

Pois é, Tiago, mas não me parece. Cheira-me que o candidato apoiado pelo PCP não irá criticar o patriotismo de Alegre. E até é bem possível que reivindique um verdadeiro patriotismo comunista, mais verdadeiro do que o de Alegre... Digo-o sem comprazimento, até porque, a ir votar, deverei votar no candidato apoiado pelo PCP.

4 comentários:

Miguel Serras Pereira disse...

Caro,
também eu gostaria de votar num candidato - ou candidatura - anticapitalista, como a que o Tiago anuncia noutro post, citando um comunicado co CC do PCP de 11 de Abril (ver no 5dias: http://5dias.net/2010/04/11/vem-ai-o-primeiro-candidato-anti-capitalista/ ).
O problema é que, lido o post do Tiago e o comunicado, não encontrei nada neste último, quer a propósito das presidenciais e da candidatura que o PCP anuncia ir promover, quer a propósito da situação do país e da política a adoptar contra ela, que pudesse considerar, de facto, anticapitalista.
Não só o termo não aparece para qualificar as metas delineadas, como, mais grave, não aparecem também conteúdos que sugiram a conquista do poder democrático dos trabalhadores e do conjunto dos cidadãos sobre a direcção da economia (e, já agora, do resto que será necessário governar na sociedade que nos rodeia).
A única explicação que encontro para se considerar que uma candidatura como a prefigurada pelo documento em causa é anticapitalista é a ideia de que aquilo que o PCP faz e diz é por definição anticapitalista, porque, por natureza ou essência, o PCP não pode fazer nem dizer outra coisa.
E é, como calculas, aqui que os nossos caminhos se separam e que creio que o Tiago abdica, no que me parece ser um acto de fé, da penetração, do espírito crítico e da coragem intelectual que animam muitas das suas intervenções no 5dias e no Expresso.
Quanto à posição que declaras - uma vez que suponho que não te anima a mesma fé -, penso que seria importante para todos os que lêem e te lêem aqui que abrisses um pouco mais o jogo.
Não queres começar?
Abrç

miguel

Anónimo disse...

ZNeves- Acaba de assumir um gesto heróico, estóico e que, históricamente, assinala a erupção em Portugal de partidários do Materialismo Aleatório.Eu passo a citar e com toda a solicitude a alta definição do materialismo aleatório; que se conjuga e agencia, pelo facto de " existirem possibilidades que alguma coisa aconteça que se não deixa nem prever, nem calcular, nem reincorporar a partir do estado de coisas existente ". Notável gesto o seu, pois, mesmo se o coloca numa hipótese (in)condicional. Niet

xatoo disse...

pois é Niet
"tudo o que é sólido se dissolve no ar"
eu também gostaria de votar num candidato que prefigurasse uma maioria de esquerda BE+PCP (sem o apoio do PS capitalista, mas aproveitando-lhe as franjas dos militantes de esquerda) mas não no carreirista Alegre...
portanto fico-me pelo "a ir votar..." do ZéNeves, se fôr, mas não devo ir; porque o jogo está viciado à partida. Lá mais para a frente vai aparecer o candidato Jaime Gama para acabar por assegurar a reeleição do Cavaco

Anónimo disse...

Caro xatoo: Sabe que sou radicalmente contra o Estado, os aparelhos, os estados-maiores, os partidos-objecto e o marxismo. E a lógica eleitoral , falsamente democrática, só serve para reforçar o Estado, os estatistas e derrotar os escravos deles: para perpetuar a impossibilidade de Revolução! Para não falar da Propriedade Privada e da Família...Mas o gesto do ZNeves ultrapassa tudo isso, e bem, porque a excepção não é milagre ou negação mas processo de verdade como ideologia, e precária...Niet