13/05/10

Nem tudo na vinda de Ratzinger foi negativo


"Só não imagino qual será a urgência dessa novel teologia – as ideias que aqui tens deixado já ilustram à saciedade a demanda angustiada de um espírito crente mas que se acha demasiado ilustrado para ir de joelhos à Cova da Iria: a confiança cega em Escrituras (o patusco corpus que será o “melhor do melhor”), a intolerância acintosa e pesporrente contra quem ouse opinião diversa, a ruminação contínua dos mesmos cantochões recursivos. [...] Pensando bem, acho que até compreendo essa tua boutade da teologia ateísta: gostas de reverenciar novelos cheios de nada como o texto do Eduardo Lourenço que apontas; gostas de te maravilhar na contemplação da pintura religiosa como se fosses o primeiro a magicar uma qualquer metafísica laica; não descuras épater le bourgeois com uma postiça e ainda enevoada reverência pelas coisas do espírito (seja lá isso o que for). Mas o que distingue mesmo o verdadeiro fanático religioso é essa tua obsessão com o insulto a cientistas, a dissidentes, a quem quer que ouse duvidar das tuas arengas gritadas no deserto.  Todos são “neo-cons” e merecedores de insultos a esmo.
Só te falta é reparar que isso te transforma num doppelgänger da pouco potável Palmira: ela ignora olimpicamente tudo o que não lhe caiba no tubo de ensaio e grita ao quatro ventos a sua ignorância desses assuntos, dissertando sobre eles com a alegria loquaz dos ignaros; tu abespinhas-te contra qualquer coisa que não tenha sido abençoada por S. Badiou e anatematizas com gosto e espavento tudo (e todos) o que cheire a Ciência. Só espero é que saibas sobre o teu profeta de eleição um pouco mais do que sobre S. Paulo.
"
Luís Rainha, 5 Dias

2 comentários:

Miguel Serras Pereira disse...

Caro Ricardo,
não sei se viste que o Xatoo comenta a saída do Luís do 5dias, escrevendo: "se bem nos lembramos o Rainha tinha vindo a titulo precário para o 5D substiuir o Nuno durante as férias nas Caraibas. Agora não se esqueçam de ir arranjar outra melga infectada por virus social-democrata para arranjar mais guerras anticomunistas".
E pensar este teu camarada para com os seus botões: quem nos dera a nós, aqui no Vias, ter um vírus assim…
Abraço

miguel

Renato Teixeira disse...

http://bandeiranegra1.files.wordpress.com/2009/01/abutres11.jpg

Que metido esse Xatoo... impensável comentar as saídas do cincodias.